MUSEU CORNÉLIO PIRES

Museu Histórico Folclórico e Pedagógico "Cornélio Pires"



O Museu está localizado no Parque Ecológico, no Bairro do Sapopemba



Inaugurado no ano de 2004, o Centro Cultural e Ecológico Cornélio Pires é mais um ponto que atrai a atenção da população local e de visitantes.

Em 2001 a Prefeitura adquiriu uma área rural de pouco mais de 4 alqueires distante apenas 4 Km da cidade, onde nasceu o poeta e escritor tieteense e pai do folclore paulista Cornélio Pires, divulgador das causas e da música sertaneja.

A casa foi reconstruída fielmente e nela se instalou o Museu Cornélio Pires, onde os visitantes descobrem peculiaridades e curiosidades sobre a vida de Cornélio Pires.

Além de objetos pessoais, livros e poesias de Cornélio, os visitantes podem encontrar ainda outros objetos de grande interesse histórico e cultural, relacionados ao folclore e à comunicação.




2 comentários:

  1. Parabens pelo projeto. Hoje todos falam e cantam a musica caipira, mas desconhecem sua origem e a grandeza da sua historia.

    ResponderExcluir
  2. Olá irmãos admiradores de Cornélio Pfires, nosso grande pioneiro na divulgação da música caipira nacional, ou música de raiz. Parabéns à Prefeitura Tietense pela iniciativa. Ele foi também um dos pioneiros na Transcomunicação Instrumental, ou seja, comunicação com os mortos através de aparelhagem eletrônica. Enfim, um gênio inventivo e escritor, palhaço, espiritualista etc. Grande homem, grande Espírito!

    ResponderExcluir